sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Eubiose e as blagues

Se me fossem dados desejos, além de voar e teletransportar, eu queria conhecer o tal do meu superego, essa criatura assustadora onipresente, onisciente, oniapqp. Pintam horrores dos superegos alheios. Dizem que, se deixarem o bicho solto, o caminho é a morte, o prazer total. A coisa é poderosa. Mas a história é outra.
Do mesmo jeito que um dia acordei e vi o Gerson King Combo na minha frente - ele saiu da noite para me dar bom dia -, hoje fui parar em sonho dentro do blogue de blagues de um conhecido. Estava lá na minha cabeça como título de um post: "Eubiose". Sim, sabia que existia uma sociedade disso aí, mas nem sabia o que significava e muito menos entendi por que a criatura superego associou a palavra ao blogue e ao conhecido. Resolvi investigar. Está lá no Google:
Frase: "SPES MESSIS IN SEMINE (A ESPERANÇA DA COLHEITA RESIDE NA SEMENTE)". Hmmm... Não entendi.
Fui além na wikipédia: "É uma palavra criada pelo teósofo brasileiro Henrique José de Souza, a partir das raízes gregas Eu (eús, eú, bom, bem), bio (bios, vida) e -ose (osis, processo, ação, condição). Eubiose, portanto, significa: ação, processo ou condição de bem viver. "
Ah, tá. Mas que diabos eubiose tem a ver com as blagues? Foi uma mensagem subliminar? Valei-me, São Freud.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ana.
Há 28 anos faço parte desta linda instituição. Me surpreendo todos os dias ao ver o quanto a desconheço, e o quanto ela me "chama" a ser conhecida.Me parece, um imenso oceano a ser navegado, uma grande estrada a ser eternamente percorrida

Ana Silvia Mineiro disse...

Que bom saber. Poderia me ensinar mais, me ajudar a decifrar por que o nome desta instituição me veio à cabeça sem eu saber.

Anônimo disse...

Oh! Vivência!
Desculpe-me não ter voltado aqui antes.Como está você? Gostaria, sinceramente, de responder sua pergunta, mas.. confesso, não sei.
O que consegui aprender até agora, é que, a relação de certas pessoas com a eubiose tem algo assim de mágico, de inexplicável.Morei 5 anos em brasília, passava quase que diàriamente em frente ao departamento, nunca me chamou a atenção.Em Goiânia, depois de um lindo sonho que tive, num dia agitado de trabalho, ao dar carona para um senhor, na esquina que eu estava no sonho, ouvi pela primeira vez a palavra eubiose.
E muitas coisas aconteceram a partir daí.Por quem os sinos dobram? E... por que os homens choram?

Cristiana Soares disse...

Hahahahaha! Vivência, esse é um dos seus melhores posts! Apesar de eu não ter entendido nada :-)

Eubiose Recife disse...

Se a palavra Eubiose veio à sua consciência sem vc a ter ouvido antes, não merece ser ignorada, não acha?
Independente de conceitos pré concebidos, da sua formação cultura/filosófica antes do acontecido... acho que deveria se informar mais profundamente, para além das redes da internet.
PAX

Anônimo disse...

Ha um aspecto relevante a ser considerado: Sempre nossa opinião deve transformar-se na verdade única e nunca ser apenas uma opinião. Creio que tudo que leva a DEUS é válido. Os excessos são cometidos pelo próprio sistema de crenças dos seres humanos. Na realidade possuimos a cultura de crer apenas no que podemos ver e não no que podemos aprender. Julgar o que desconhecemos é preconceito, logo.... injustiça. Que não se faça piadas sobre coisas sagradas que se encontram acima dos nossos parcos conhecimentos. Aprenda Eubiose, Kabala, Tabua de esmeraldas, etc. etc. vale a pena

Anônimo disse...

tem algumas explicações sobre isso no site www.cartaceleste.com

Anônimo disse...

tem informações mais completas no site www.eubiose.org.br

Anônimo disse...

Você deveria dar atenção a esta que pode ser uma "intuição".
Pesquise.
www.eubiose.org.br