domingo, 1 de novembro de 2009

Vozes do além

Não sei não, mas parece que o mundo está cheio de esquizofrênicos. É um tal de ouvir coisas que nunca foram ditas que dá até medo. Em uma semana, duas amigas e um amigo vieram contar em lamúria que as pessoas com quem se relacionavam tiraram o corpo fora com a desculpa de que "as expectativas eram diferentes". Como já ouvi essa ladainha, perguntei a eles se haviam explicitado aos parceiros o que queriam nos respectivos envolvimentos. Nada, foi a resposta de todos. Nunca falaram em namoro, juntar trapinhos, filhos. Apenas pretendiam "viver bons momentos". Foi aí que descobri que essa expressão aspeada aparece no dicionário dos assustados como sinônimo de "compromisso", palavra realmente forte para quem está indeciso sobre seus caminhos. Bom, não vou tentar entender a cabeça alheia, seria enorme presunção, mas o que me chamou a atenção nos casos contados é que em todos havia muito desejo entre os casais. Lamentável saber que as pessoas não arriscam.
Para ilustrar, transcrevo uma conversa na praia, há muito tempo, com S., amigo antigo, que tinha os olhos brilhando de paixão quando me encontrou.
- Menino, soube que você está namorando.
- Não, Ana Silvia, não é bem namorando.
- Então é o quê?
- Ah, estou saindo com uma mulher.
- Saindo, dormindo, amando. Olha só seu sorriso, amigo. Isso é sorriso de felicidade. Ela é legal?
- Ela é maravilhosa.
- E o que falta para namorar?
- Como vou saber que ela é A mulher para mim?
- Acho que não vai saber.
- E se eu arriscar uma relação séria com ela e deixar passar a mulher da minha vida?
- Não acredito que exista O alguém na vida de ninguém. Mas o que você quer de alguém em relação a você e de você em relação a alguém?
- Não sei.
- Tem medo?
- Medo de me perder.

Nenhum comentário: